
Tutorias Psicopedagógicas no 1.º ciclo turma A1
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Definir o conceito de Tutorias psicopedagógicas; Conhecer a legislação associada; Identificar as competências trabalhadas no âmbito destas tutorias; Explorar alguns conceitos chaves e teorias relacionadas (metacognição, autorregulação da aprendizagem, Modelo de Planificação, Execução e Avaliação, definição de Objetivos Concretos, Realistas e Avaliáveis, Estratégias de autorregulação da aprendizagem, etc.); Reconhecer a importância da relação, do desenvolvimento de competências socioemocionais, da definição de percurso de esperança e da descoberta de propósito/sentido de vida; Valorizar o envolvimento escolar (cognitivo, comportamental e emocional) e as estratégias de motivação para a aprendizagem; Explorar as teorias associadas; Descobrir o processo do ciclo de ajuda e as competências relacionais do/a tutor/a, que favorecem este mesmo processo; Compreender o funcionamento das tutorias psicopedagógicas no 1.º ciclo.
Conteúdos
Conceito de Tutorias psicopedagógicas; Legislação associada; Competências trabalhadas no âmbito destas tutorias; Conceitos chaves e teorias relacionadas (metacognição, autorregulação da aprendizagem, Modelo de Planificação, Execução e Avaliação, definição de Objetivos Concretos, Realistas e Avaliáveis, Estratégias de autorregulação da aprendizagem, etc.); Importância da relação, do desenvolvimento de competências socioemocionais, da definição de percurso de esperança e da descoberta de propósito/sentido de vida; Valorização do envolvimento escolar (cognitivo, comportamental e emocional) e das estratégias de motivação para a aprendizagem; Exploração das teorias associadas; Reforço do processo do ciclo de ajuda e das competências relacionais do/a tutor/a, que favorecem este mesmo processo; Funcionamento das tutorias psicopedagógicas no 1.º ciclo.
Formador
Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira