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Princípios Básicos de Catalogação em Bibliotecas Escolares turma A1

Apresentação

Esta ação pretende colmatar algumas dificuldades sentidas pelos Professores Bibliotecários e elementos das equipas no tratamento documental, proporcionando uma oportunidade (in)formativa para a melhoria da política de gestão dos recursos de informação das bibliotecas escolares. Paralelamente visa também normalizar e uniformizar procedimentos nas áreas da catalogação e classificação de documentos. Só (in)formando se poderá contribuir para o desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

Reconhecer a importância do tratamento documental para a posterior inventariação e recuperação da informação; Compreender as várias etapas do circuito de um documento (seleção, aquisição, registo e carimbagem, catalogação, classificação, indexação, cotagem, etiquetagem e arrumação); Conhecer os princípios da descrição bibliográfica de monografias; Conhecer os instrumentos de catalogação normalizados utilizados em Portugal, assim como os principais campos do formato UNIMARC bibliográfico; Compreender o processo e a importância da indexação; Conhecer o processo de classificação de monografias de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU); Permitir a criação de bases de dados uniformes.

Conteúdos

O conceito de tratamento documental e sua importância no contexto das Bibliotecas Escolares; O circuito do documento: a cadeia documental – as várias etapas de um documento, desde a entrada de um livro na biblioteca até à sua arrumação nas estantes (seleção, aquisição, registo e carimbagem, catalogação, classificação, indexação, cotagem, etiquetagem e arrumação nas estantes); Conhecimento dos manuais de apoio à descrição bibliográfica normalizada de monografias vigentes nas bibliotecas portuguesas: - Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada de Monografias - ISBD; - Regras Portuguesas de Catalogação (RPC); - UNIMARC – Formato Bibliográfico; - Classificação Decimal Universal (CDU). A catalogação compreende a realização das seguintes tarefas: análise exterior do documento, identificação e seleção dos elementos essenciais do documento, descrição bibliográfica do documento e classificação do mesmo por assuntos; Catalogação de monografias de forma automatizada em computador num programa de gestão de bibliotecas; Classificação de monografias, com recurso à tabela CDU; Indexação documental com recurso a listas de cabeçalhos; Técnicas de pesquisa e recuperação da informação a partir de catálogo normalizado.

Metodologias

Para a consecução dos objetivos acima enunciados, o programa de formação vai ser operacionalizado em sessões teórico-práticas, no âmbito das quais, as sessões teóricas, devem ser abordadas as temáticas enunciadas e nas sessões práticas, com exercícios de catalogação de monografias. Nas sessões teóricas será fomentada a interação com os participantes através da reflexão conjunta, bem como o método demonstrativo através de exercícios práticos individuais e de grupo. Realização de exercícios práticos de catalogação de monografias recorrendo aos respetivos pontos de acesso, que consiste na análise exterior do documento de onde é feita a descrição dos seus dados bibliográficos e nos permite a identificação do documento: autor, título, edição, publicação, descrição física, coleção, notas, ISBN, etc.. A descrição será feita manualmente e automatizada em computador num programa de gestão de bibliotecas, segundo normas internacionalmente definidas. Pesquisa em catálogos bibliográficos em linha de outras Instituições e realização de cópias de registos bibliográficos em formato Unimarc.

Avaliação

Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores

Bibliografia

- Ministério da Educação. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. RBE. Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.html- Ministério da Educação. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. RBE. Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.html- Regras portuguesas de catalogação I : cabeçalhos, descrição de monografias, descrição de publicações em série / Coordenação técnica, revisão e índices Armando Nobre Guedes de Campos, Fernanda Maria Guedes de Campos, José Carlos Garcia Sottomayor . - 4ª reimp.. - Lisboa : Biblioteca Nacioanl, 2010. - XXIX, 280 p. 24 cm ISBN 972-565-242-8- CDU : Classificação Decimal Universal : tabela de autoridade / [ed. lit.] Biblioteca Nacional de Portugal ; sel. e coord. Ana Cristina Almeida, Manuela Santos. 3a ed. [reimp.]. Lisboa : B.N.. 2005. ISBN 972-565-395-5.- IFLA - Descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD): edição consolidada. Lisboa : BNP, 2012.- 362 p. ISBN 978-972-565-479

Formador

Manuel Alípio Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 13-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 15-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 20-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 22-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 27-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 06-05-2025
Fim: 29-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133068/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Penafiel