
O uso das rubricas na avaliação escolar turma A1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Tornar os critérios de avaliação mais claros e transparentes; Promover a equidade na avaliação; Facilitar o feedback construtivo; Fomentar a autoavaliação e a autorregulação da aprendizagem; Apoiar a planificação pedagógica.
Conteúdos
O que são rubricas? - Definição e conceito. - Tipos principais: holísticas e analíticas. Por que usar rubricas na avaliação? - Benefícios: transparência, equidade, feedback claro, autoavaliação dos alunos. - Exemplos práticos de situações em que rubricas são úteis. Tipos de Rubricas - Rubricas Holísticas: • Características: visão geral do desempenho. • Exemplos de uso: apresentações orais, redações curtas, projetos criativos. • Vantagens e desvantagens. - Rubricas Analíticas: • Características: detalhamento em critérios específicos. • Exemplos de uso: trabalhos escritos, experimentos científicos, avaliações por competências. • Vantagens e desvantagens. Elementos de uma Rubrica - Componentes essenciais: - Critérios: aspetos a serem avaliados (ex.: clareza, criatividade, domínio do conteúdo). - Escala de desempenho: níveis de qualidade (ex.: excelente, bom, regular, insatisfatório). - Descritores: descrição clara do que é esperado em cada nível de desempenho. Como criar descritores eficazes - Usar linguagem simples e objetiva. - Relacionar cada nível com exemplos práticos. - Evitar termos subjetivos, como "bom" ou "adequado", sem explicação. Passo a Passo para Construir Rubricas - Definir o objetivo da avaliação: - Identificar critérios-chave: - Estabelecer níveis de desempenho: - Criar descritores detalhados. - Revisar e validar a rubrica: Oficina Prática - Atividade 1: Análise de modelos e exemplos de rubricas - Atividade 2: Construção de uma rubrica - Atividade 3: Feedback entre pares
Formador
Paula Isabel Castelo Branco de Sequeira Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |