
Danças sociais na escola turma A1
Apresentação
As danças sociais na escola, fazem parte da planificação da Educação Física e os professores nem sempre se sentem motivados para esta modalidade, por falta de ferramentas. Algumas razões para justificar a ação: Desenvolvimento social e emocional, Cultura e diversidade, Atividade física, Expressão criativa, Desenvolvimento da coordenação motora, Promoção da disciplina e concentração, Promoção da inclusão Celebração de eventos/festas na escola.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
O professor ser capaz de realizar os conteúdos abordados e conseguir transmitir aos alunos. Motivar para a abordagem da modalidade nas aulas.
Conteúdos
Abordagem dos ritmos: Rumba, Valsa, Chá-chá-chá, Salsa e Merengue
Metodologias
Exercícios individuais, a pares e em pequenos grupos. Dinâmicas de grupo. Jogos dançados.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Alcades, Thais Rodrigues; Fernandes,Rita de Cassia; Rocha, Adenilson José de Araújo (2011).A dança como conteúdo da Educação Física escolar e os desafios da prática pedagógicaBatalha, A. (2004). Metodologia do Ensino da Dança. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana. Serviços de Edições.Verderi, EB. (2009) Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte.
Formador
Hugo Romano Vieira da Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 23-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 14-12-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |