
CRIAÇÃO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM IDENTITÁRIOS EM AMBIENTE STEAM E COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL turma A1
Apresentação
A educação deve adaptar-se às exigências que o século XXI trouxe e responder eficazmente ao desafio de preparar os alunos para um mundo em transformação acelerada. A aquisição de conhecimento deixou de estar na base do ensino e novas capacidades e competências foram identificadas. As tendências atuais apontam para a necessidade de mudar de um ensino prescritivo para métodos centrados no aluno e de criar espaços de aprendizagem diversificados e adaptáveis a diferentes abordagens pedagógicas e metodologias ativas. Promovendo a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos estudantes, a abordagem STEAM e o Pensamento Computacional permitem dar resposta aos desafios contemporâneos, através da promoção da transdisciplinaridade, associados à resolução de problemas reais. A criação de cenários de aprendizagem inovadores que têm em conta a realidade próximas dos alunos aumenta a motivação, o envolvimento, a colaboração e a criatividade.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 420, 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 520.
Objetivos
Apoiar a necessidade de repensar e reformular a educação, enfatizando a aprendizagem personalizada e centrada no aluno. Capacitar para a implementação de metodologias ativas de aprendizagem num contexto autêntico e próximo da realidade. Proporcionar o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e tecnológicas em contextos promotores de aprendizagens significativas. Promover o trabalho de projeto e o trabalho prático e experimental nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática e Artes/Humanidades). Desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM, integrando referências à herança e ao património social, cultural, histórico e natural. Capacitar os professores para a criação de ambientes de aprendizagem flexíveis e inovadores e promotores da inclusão e da equidade. Desenvolver competências de pensamento computacional aplicado à resolução de problemas.
Conteúdos
Módulo 1 Objetivos de aprendizagem e competências e perfis dos alunos no século XXI - 3h presenciais Os desafios globais da humanidade, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 20-30 e o Pacto Ecológico Europeu impactos na educação 1h:30 presenciais As novas competências que apoiam os alunos a ter uma carreira de sucesso, a ser cidadãos ativos, informados, aprendentes e empreendedores ao longo da vida 1h:30 presenciais pensamento crítico e resolução de problemas colaboração em rede e liderança por influência agilidade e adaptabilidade iniciativa e empreendedorismo comunicação oral e escrita eficaz curiosidade e imaginação Módulo 2 Metodologias ativas e espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores 6 horas A influencia do conceito de "terceiro professor" na construção do conhecimento dos alunos 30m Os espaços de aprendizagem da sala de aula do futuro da European Schoolnet 30m As salas de aula de aprendizagem ativa como espaços de aprendizagem da nova geração 30m As salas de aula de aprendizagem ativa como espaços promotores da equidade e da inclusão 30m Diretrizes para a implementação de metodologias ativas de aprendizagem e para a criação de ambientes de aprendizagem flexíveis e inovadores 2h Exemplos de metodologias ativas e formatos dinâmicos de aprendizagem 2h Aquário; Pensar Formar Par Partilhar; Quebra-cabeças (Grupos de Especialistas); Troca de Ideias em Carrocel (Circular, Falar); Aula em Movimento; Passeio pela Aula; Cadeiras Filosóficas; Círculos Concêntricos; Postos; Discussão tipo bola de neve; Diálogo do Quadro; Café do Mundo. 3 A abordagem STEAM da Educação 3 horas + 3 horas presenciais A educação STEAM os alunos como construtores do próprio conhecimento 1h A educação STEAM e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória 1h As vantagens da educação STEAM para os alunos motivação, envolvimento, colaboração e aprendizagens significativas 1h A estratégia Instruction Scaffolding na educação STEAM 1h presencial Plataformas digitais de apoio à educação STEAM 2h presenciais 4 Pensamento Computacional 3h síncronas Os pilares do pensamento computacional. As vantagens da utilização do pensamento educacional na educação. Exemplos de atividades pedagógicas que utilizam o pensamento computacional. 5 Cenários de Aprendizagem 3 horas O conceito de cenários de aprendizagem 30m Os cenários de aprendizagem como resultado da integração de três fatores: pedagogia, arquitetura e tecnologia 30m Criação de cenários de aprendizagem com a abordagem STEAM da educação 30m Ferramentas digitais e modelos para a criação de cenários de aprendizagem 1h O uso de ferramentas de Inteligência Artificial na Educação riscos e potencialidades 30m 6 Cenários de aprendizagem identitários e inovadores 4h presenciais Do mundo para a escola e da escola para o mundo trazer os desafios globais para o currículo 1h presencial Da comunidade para a escola e da escola para a comunidade trazer os problemas locais para o currículo 1h presencial A importância dos contextos histórico, social, cultural, económico e natural na criação de cenários de aprendizagem identitários 1h presencial Potencialidades e vantagens pedagógicas da criação de cenários e ambientes de aprendizagem identitários, inovadores e personalizados 1h presencial
Metodologias
O curso usará a modalidade de formação b-learning, com três sessões presenciais (10 horas) e 5 sessões remotas síncrocas (15 horas). Será utilizada a plataforma Moodle, onde serão colocados os conteúdos das sessões e os recursos utilizados, assim como as indicações relativas às atividades a realizar e à avaliação. Será também criado um fórum de discussão, reflexão e partilha. Será utilizada uma metodologia ativa e promotora de forte intervenção dos formandos na troca de experiências e saberes e na discussão das vantagens e potencialidades dos recursos e ferramentas apresentados, contribuindo assim para a construção do conhecimento e para o enriquecimento do curso. Será solicitada a criação e apresentação de um recurso pedagógico original.
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho 4595/2015 de 6 de maio do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Parâmetros de avaliação: participação nas sessões, realização das tarefas propostas ao longo do curso, realização e apresentação do projeto final individual e entrega de um relatório crítico sobre a experiência pessoal derivada da participação no curso e implicações na prática letiva, de acordo com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFCP.
Bibliografia
Belland, B. R. (2017). Instructional Scaffolding in STEM Education - Strategies and Efficacy Evidence. Utah State University. DOI 10.1007/978-3-319-02565-0.Kivunja, C. (2015). Exploring the Pedagogical Meaning and Implications of the 4Cs Super Skills for the 21st Century through Bruners 5E Lenses of Knowledge Construction to Improve Pedagogies of the New Learning Paradigm. Irvine: Creative Education, 6, 224-239Kukulska-Hulme, A., Bossu, C., Charitonos, K., Coughlan, T., Deacon, A., Deane, N., Ferguson, R., Herodotou, C., Huang, C-W., Mayisela, T., Rets, I., Sargent, J., Scanlon, E., Small, J., Walji, S., Weller, M., & Whitelock, D. (2023). Innovating Pedagogy 2023: Open University Innovation Report 11. Milton Keynes: The Open University.Educação, M. d. (2018).Novigado project (2021). Guidelines in Learning Space InnovationsUNESCO (2013). Transversal Competencies in Education Policy and Practice. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000231907
Formador
Fernando Bernardino Moreira Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |