
Promoção da Literacia Emergente através de uma Intervenção Multinível na Educação Pré-Escolar turma A1
Apresentação
A valorização da literacia emergente tem vindo a ganhar relevância no panorama nacional e na comunidade educativa e científica, como meio de facilitar condições facilitadoras para a posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Reconhecendo as alterações que a educação tem vindo a sofrer no nosso país, bem como o contexto de pandemia vivido que limitou as oportunidades de estimulação de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita, torna-se relevante a articulação dos modelos, práticas e reflexões sobre a aprendizagem da leitura e da escrita com a adoção de uma abordagem multinível, consonante com o DL 54/2018. A formação dos docentes fomenta a adoção de uma visão inclusiva e equitativa face à promoção de competências facilitadoras da leitura e da escrita, desenvolvendo intervenções universais e a monitorização das aprendizagens.
Destinatários
Docentes dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
Promover uma visão integrada sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, no âmbito de uma abordagem multinível, de forma a apoiar a implementação de práticas promotoras do sucesso escolar, num quadro de maior equidade. Especificamente, pretende-se discutir criticamente modelos de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como as teorias de resposta à intervenção, adotar uma conceção preventiva dos problemas escolares, identificar competências basilares na aprendizagem da leitura e da escrita, potenciar alterações nas práticas docentes e utilizar as novas tecnologias para a avaliação e intervenção neste domínio.
Conteúdos
1. Sistemas multinível de suporte: Modelos integrados de intervenção (3 horas). 1.1. Abordagem multinível aplicada à aprendizagem: principais componentes. 2. Dos modelos de prontidão para a leitura aos modelos de literacia emergente (3 horas). 2.1. Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita: linguagem oral, linguagem escrita e consciência fonológica 3. Promoção de competências facilitadoras da leitura e da escrita através da abordagem multinível (9 presenciais + 10 online) 3.1. Despiste universal: indicadores e preditores da aprendizagem formal da leitura e da escrita 3.2. Análise dos resultados do despiste e tomada decisão com base nos dados 3.3. Práticas baseadas em evidência na promoção das competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita no contexto de jardim-de-infância e no contexto familiar 3.4. Fidelidade da intervenção e monitorização do desempenho das crianças 3.5. Avaliação da eficácia da intervenção, do curso e dos formandos
Avaliação
A avaliação far-se-á através de um processo contínuo: a) A participação nas sessões; b) A elaboração de um dossier construído durante a formação, onde constarão os trabalhos e materiais elaborados durante a formação; c) A planificação e operacionalização do trabalho autónomo; d) De acordo com os termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 e ao estipulado no n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP. Avaliação presencial, resultante de registo de observação direta da qualidade da participação, de análise documental das planificações individuais a construir e de apreciação crítica da formação. A avaliação dos formandos será realizada tendo em conta os critérios: 1. Participação 2 valores; 3. Trabalho Final 4 valores. O referencial da escala de avaliação, previsto na legislação em vigor, terá os seguintes referenciais: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação.
Bibliografia
Cruz, J., Almeida, M., Pinto, P., Constante, P., Macedo, A., Amaral, J., Monteiro, L., Lopes, E., & Ferreira, C.(2014). Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB. Análise Psicológica(3),XXXII, 245-257.Graham, S., Harris, K., Barlett, B., Popadopoulou, E., & Santoro, J. (2016). Acceptability of adaptations for struggling writer: A national survey with primary-grade teachers. Learning Disability Quarterly, 39(1), 5-16.Lopes, J. (2010). Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: A sofisticada arquitectura de um equívoco. Braga: Psiquilíbrios Edições.Lopes, J. (2012). Biologising reading problems: The specific case of dyslexia. Contemporary Social Science, 7(2), 215-229.Viana, F. L., Cruz, J. & Cadime, I. (2017). Ler antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? In F.L. Viana, I. Ribeiro, & S. D. Barrero (Orgs.). Decole Desenvolvendo competências de letramento emergente: propostas integradoras para a pre-escola. Porto Alegre: Penso Editora.
Formador
JOANA SARA FERRAZ DA CRUZ
Maria do Céu Marques Cosme
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 26-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
5 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
7 | 16-12-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |